Edição especial | São Paulo – 469 anos
Conheça nesta edição especial para São Paulo, em comemoração aos 469 anos da cidade, a composição espacial da demanda por imóveis residenciais, ranking das ruas mais procuradas na capital e ainda, uma abordagem sobre cada zona da cidade.
São Paulo, uma história concebida por imigrantes
A cidade de São Paulo teve uma longa trajetória durante seu processo de fundação, percurso esse, que andou em paralelo ao da própria história do Brasil. Ao longo do desenvolvimento da cidade, a presença de imigrantes de diversos países, foi marcante. Fenômeno este, que ainda é presente e tem influência no processo de urbanização e de organização da cidade. É devido a esse fluxo de pessoas de diferentes lugares que São Paulo é considerada uma cidade onde todos são acolhidos, sendo prestigiada pela sua diversidade, cultura e inclusão.
A capital paulista é uma das cidades mais procuradas para se viver no Brasil e diante disso, analisamos dados relacionados ao município para entender as relações de busca e oferta na cidade. A partir dos dados dos portais ZAP+, conseguimos captar a origem dos leads dos anúncios gerados ao longo do ano de 2022. Durante essa análise, identificamos a expressividade da demanda por imóveis residenciais em São Paulo. Identificamos que 27,1% das pessoas que pesquisaram moradias para locação estavam fora da capital no momento da pesquisa e 27,2% quando o interesse era adquirir um imóvel em 2022. A maioria das pesquisas fora do estado de São Paulo vem de Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Das cidades mais próximas à capital, as campeãs são: São José dos Campos, Osasco e Guarulhos. As pesquisas dos usuários se direcionam entre os bairros mais populares da cidade: Vila Mariana e Itaim Bibi. Já as pesquisas originadas na própria capital buscam mais opções de bairros pela cidade, com uma demanda pulverizada.
A localização dos bairros pode oferecer aos migrantes um território de pertencimento, onde se estabelecem conexões com suporte de língua e de costumes entre conterrâneos. A Zona Central de São Paulo é historicamente o local de chegada dos fluxos de imigrantes, uma espécie de território onde concentram-se redes de apoio e acolhimento.
Essa pode ser a história por trás da origem de leads no bairro oriental da Liberdade, em que a maior parcela de leads dentre as demais unidades da federação brasileira teve origem no Pará (4,8% para venda), estado com uma relevante comunidade japonesa. A participação das Unidades Federativas (UFs) de fora do estado de São Paulo na demanda por imóveis no Centro é proporcionalmente maior que a participação dos leads originados no próprio estado de São Paulo ou na capital: para venda são 9,9% com origem nas demais UFs, contra 6,5% do estado de São Paulo e 6,0% da cidade.
Qualquer que seja o lugar para morar na cidade de São Paulo, a diversidade de pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo ao longo da história formou um lugar rico em diversidade e culturas que já faz parte da rotina dos paulistanos.
Nós do DataZAP+, recheados de migrantes e paulistanos raízes, queremos agradecer o abraço que a cidade de São Paulo nos dá todos os dias.
Parabéns pelos 469 anos, São Paulo!
Catarina Barcelos,
Economista DataZAP+