Conheça a demanda e a variação de preços no mercado de venda e locação, explorando o desempenho dos bairros e a evolução do Ranking top 10 bairros mais procurados nos últimos anos, com ênfase nos imóveis residências anunciados nos portais do Grupo OLX na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Rio de Janeiro: a cidade que continua linda
No início de 2024, o mercado imobiliário na cidade do Rio de Janeiro continua apresentando padrões interessantes tanto para compra quanto para locação de imóveis residenciais. No primeiro caso, a edição de fevereiro de 2024 do Radar Imobiliário do DataZAP revela uma concentração significativa de leads na Zona Oeste, especialmente em bairros como Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, refletindo maiores buscas por imóveis residenciais nessa região, apesar de quedas pontuais na participação relativa. Outras nuances nos dados também sinalizam alguns movimentos sutis, como por exemplo o bairro Campo Grande, que mostrou crescimento promissor, enquanto bairros tradicionais como Tijuca, na Zona Norte, e Botafogo, na Zona Sul, sinalizaram leve diminuição do share de interesse.
Os números também revelam um panorama de valorização em alguns bairros, como Cosmos e São Conrado, impulsionando o interesse por imóveis residenciais compactos, entre 50m² e 70m², embora tenha se visto um aumento da procura por imóveis com até 50m² nos últimos anos. Os destaques, porém, recaem sobre a crescente demanda por unidades de um dormitório, além de queda gradual na procura por vagas de garagem, sinalizando uma mudança nas preferências dos cariocas.
A par do mercado de vendas, a locação segue a mesma tendência, com Recreio dos Bandeirantes liderando o ranking de interesse, seguido de perto por Barra da Tijuca e Copacabana. O aumento no preço do m² de aluguel, especialmente no Leblon e em Botafogo, reflete a demanda por esses bairros, que, junto com Copacabana, foram os bairros com os maiores destaques da Zona Sul. Assim como observado para o mercado de venda, notou-se uma busca crescente por imóveis compactos e funcionais, alinhada com um estilo de vida dinâmico e urbano. Assim, o mercado imobiliário do Rio de Janeiro vai se moldando, ano após ano, às novas demandas de uma cidade em constante evolução.
Ana Tedesco, em nome do DataZAP