Índice de lançamentos imobiliários DataZap (ILI)
Na última quarta-feira (24/07), o DataZAP, fonte de inteligência imobiliária do grupo OLX, publicou a primeira edição do ILI (Índice de lançamentos imobiliários). Este índice de preços exclusivo para lançamentos imobiliários abrange 11 regiões do Brasil e apresenta a evolução da série histórica utilizando dados da plataforma Geoimovel.
O Índice será publicado trimestralmente e está disponível para download gratuito no site do DataZap.
Para download do índice, clique no link: http://www.datazap.com.br/indice-de-lancamentos-im/?utm_source=geral&utm_medium=ili&utm_campaign=datazap
O que rende mais, Tesouro IPCA ou aluguel de imóveis ?
Nos últimos meses, tivemos uma tendência de alta no preço dos aluguéis e estagnação no valor de venda dos imóveis comerciais. Isso tem feito o retorno do aluguel crescer, atingindo 6,54% ao ano de juro real – apontam dados de junho do Índice FipeZap comercial.
Em 12 meses, o valor de venda de salas comerciais de até 200m² ficou abaixo da inflação. Ou seja, teve a chamada desvalorização real. Por outro lado, o aluguel desses empreendimentos aumentou 8,36% no período. No mercado residenciais, subiu 2,4 vezes mais que o preço de venda. O primeiro teve alta de 14,86% contra 6,17% do segundo.
Para Paula Reis, economista do DataZap, fonte de inteligência do Grupo OLX, o momento parece oportuno para comprar por preços estagnados e receber retornos de um aluguel em tendência de alta. Mas atenção: quem já possui imóvel deve mantê-lo e aproveitar a alta do aluguel. Vender deve ficar para outro cenário, numa época de melhor valorização do bem.
Para mais detalhes sobre a reportagem, basta clicar no link:https://valorinveste.globo.com/produtos/imoveis/noticia/2024/07/23/tesouro-ipca-ou-aluguel-de-imoveis-veja-o-que-rende-mais-e-se-surpreenda.ghtml
Mercado imobiliário da região de Araçatuba teve queda nas vendas
Depois de um grande crescimento registrado em maio, as vendas de imóveis na região de Araçatuba tiveram uma queda de 31,8% no mês de junho. Os dados foram divulgados pelo CreciSP.
Em maio, as vendas tiveram um acréscimo considerável de 280%, o que acabou ocasionando uma queda natural para o mês de junho.
Apesar da queda no último mês, José Augusto Viana Neto, presidente do CreciSP, afirma que o resultado do primeiro semestre é positivo.
Entre as vendas realizadas em junho, foram 67% de negócios envolvendo casas e outros 33% de negócios com apartamentos.
Para mais detalhes sobre a reportagem, basta clicar no link: https://lr1.com.br/cidades/aracatuba/mercado-imobiliario-da-regiao-de-aracatuba-teve-queda-nas-vendas-e-locacoes-em-junho/