A febre dos apartamentos estúdio se tornou uma bolha?
O artigo examina a alta demanda por apartamentos estúdios, especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro, e o risco de saturação do mercado devido ao rápido aumento de lançamentos, incluindo áreas com pouca procura. Embora o interesse em locações de curto prazo, como no Airbnb, sustente parte do mercado, especialistas veem sinais de possível excesso, com investidores preocupados com a revenda e o aluguel. O crescimento lembra crises passadas, mas o impacto é incerto e varia conforme a localização dos imóveis. Para mais detalhes, veja o artigo completo aqui.
Valorização acumulada dos imóveis é a maior em 10 anos
Em outubro, o Índice Fipe Zap mostrou alta de 0,6% no valor dos imóveis, com crescimento de 7,22% nos últimos 12 meses, superando a inflação do IPCA e IGP-M. Balneário Camboriú e Itajaí tiveram valorizações expressivas, especialmente em imóveis frente-mar e novos lançamentos. O setor de construção também apresentou alta, com a inflação de 0,53% no mês e 3,6% no acumulado anual. O aumento nos custos dos materiais de construção, impactado pelo dólar alto, deve afetar mais as construtoras no mercado econômico. Acompanhe essas e outras notícias do setor, no link: https://is.gd/IyMhak.
Eu faço compras e já vendi até bicicleta na OLX, diz CEO do grupo
O francês Olivier Aizac mora no Brasil há nove anos e assumiu a presidência do Grupo OLX, uma plataforma de venda de usados, em meados de 2023. Ele é o convidado do programa VEJA S/A desta semana. Acesse a reportagem completa, assim como o vídeo com a entrevista, no link: https://is.gd/nUzE4p