TALK TO A REPRESENTATIVE
Radar Imobiliário

30ª Edição – Radar Imobiliário

23/10/2023
Radar Imobiliário

30ª Edição – Radar Imobiliário

23/10/2023

Conheça as variações anuais entre bairros na participação da demanda por imóveis anunciados em nossos portais nas cidades aniversariantes do mês de Outubro: Manaus (AM) e Goiânia (GO).

O futuro do crédito imobiliário 

O crédito é um tema de extrema importância para o mercado imobiliário, afetando toda a cadeia, desde a construção até o comprador final e a dinâmica do mercado de aluguel. A obtenção de crédito é um dos assuntos mais estratégicos, com implicações significativas tanto econômicas quanto sociais. Na década de 1960, foram estabelecidos os principais mecanismos financeiros que sustentaram esse sistema ao longo das últimas décadas: o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Sistema Brasileiro de Poupança e Crédito (SBPE). E  ambos são a base para Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

O SFH desempenha assim um papel fundamental na cadeia de crédito do país, mesmo diante de diferentes cenários econômicos e mudanças jurídicas, esse arcabouço continuou a sustentar o financiamento, viabilizando projetos imobiliários, aquisições de imóveis residenciais e investimentos em infraestrutura e saneamento.

Nos últimos anos, o mercado de crédito imobiliário tem experimentado inovações. Algumas de caráter prático, por exemplo, na agilidade de processos, como a implementação de algoritmos de score de crédito para a análise da capacidade de pagamento. Mas o principal ponto de discussão é a redução da dependência dos recursos tradicionais (SBPE e FGTS) e a necessidade de diversificação de produtos financeiros.

E aos poucos, fontes alternativas de financiamento imobiliário estão ganhando espaço em detrimento da tradicional poupança no mercado brasileiro. Números recentes do Banco Central, demonstram que em comparação entre o primeiro semestre de 2023 contra o mesmo período de 2022, o volume de recursos provenientes do SBPE diminuiu -5%, enquanto outras fontes como Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs) cresceram respectivamente 67% e 61% aproximadamente.

A diversificação é uma resposta a uma demanda crescente por opções mais flexíveis e acessíveis de financiamento, e tem sido impulsionada por mudanças nas condições do mercado e nas políticas governamentais. Ainda é preciso ressaltar que o volume dos recursos do SBPE representa ainda o dobro das demais fontes de financiamento somadas, contudo esse crescimento se apresenta como uma tendência significativa, e nos traz indícios para um futuro com maiores possibilidades.

Larissa Gonçalves, em nome do DataZAP

Uma marca